domingo, 7 de dezembro de 2014

REPRESSÃO – LUXÚRIA – CORAÇÃO PURO


"Pergunta: Guru ji, como nós devemos trabalhar com a energia sexual sem cair nos extremos de repressão ou luxúria?
Prem Baba: Ou seja, como caminhar no fio da navalha?

Removendo os véus que cobrem o seu coração e revelando a sua pureza.
Daí surge outra questão: “Você poderia falar um pouco sobre o significado de ter um coração puro?
Todos nós temos? Como tiramos os véus dos nossos corações e brilhamos a sua luz no mundo?”
Essas duas questões estão intimamente relacionadas. Não existe distinção entre repressão e luxúria. A repressão também é uma expressão da luxúria. A luxúria é a utilização da energia sexual com o objetivo de dominação, ou seja, de ter poder sobre o outro. Se você faz isso dentro ou fora é o mesmo. Talvez a questão seja como se libertar desse desejo de fazer do outro um escravo. Como se libertar dessas camadas e capas que encobrem o seu coração e impedem que a energia sexual flua naturalmente em direção ao coração. Quando a energia sexual encontra o coração, ocorre uma experiência de êxtase muito intensa que te aponta a direção do eterno. É como dissolver-se no oceano, então você teme essa experiência tão intensa; você teme se dissolver e por isso continua sustentando as camadas que impedem que a energia chegue ao coração. Essa energia deve ser direcionada para Deus.
Você deve purificar completamente o seu sistema, principalmente o mental e emocional, o que permite que ocorra uma união perfeita com outro ser. Eu me refiro à união perfeita no mental, emocional e espiritual. E para que haja essa união é importante que os corpos sejam purificados.
Quando essa união é possível, você completa uma fase da iniciação espiritual que eu chamo de “iniciação menor”. Um ciclo iniciático se completa. Então, é certo dizer que as iniciações menores são a porta para as iniciações maiores.
A realização em Deus tem um preço e esse preço é a solidão, a transcendência dos apegos aos objetos que estimulam os sentidos, mas devemos lembrar que a natureza não dá saltos.
A evolução da consciência ocorre um chakra após o outro. Eu não te dou essa instrução para que você crie ansiedade a respeito do próximo passo, mas para que você tenha um mapa e possa se localizar dentro dessa jornada, para saber onde você se encontra e para onde está indo e, assim, poder se mover passo a passo, vivendo cada etapa em toda a sua profundidade, aprendendo o que tem que ser aprendido em cada uma delas.
Nessa etapa onde você está buscando a união perfeita, se faz necessário desenvolver uma consciência tântrica. É necessário desenvolver a consciência da espontaneidade, da liberdade e da real consciência amorosa. Esse encontro perfeito que forma um círculo, onde o dois se une e se torna o um e a energia sexual se direciona para cima e chega ao coração – o que propicia um vislumbre do samadhi – precisa ser guiado por um mestre porque é uma experiência muito profunda.
Eu posso antecipar as coisas dizendo que você pode se mover em direção ao outro estando consciente de que está buscando a sua contraparte. O masculino está buscando integrar o seu feminino. O feminino está buscando integrar o seu masculino. No momento desse encontro, se você fecha os seus olhos e se coloca presente, percebendo o que está buscando, você vai descobrir que o que busca está dentro e não fora de você. Assim você começa a se expandir dentro dessa iniciação. Essa energia começa a se direcionar para Deus. Mas, antes de chegar nisso, há um caminho a ser percorrido que é justamente o caminho da purificação dos corpos, como eu mencionei, priorizando o emocional e o mental que fazem você permanecer estagnado nas crenças, condicionamentos e nos pactos de vingança, ou seja, nas
projeções. Se você continua nesse estado é muito difícil entrar na consciência tântrica porque não está em condições de encontrar a sua contraparte dentro de você. Você não está pronto para se libertar da guerra com o masculino ou com o feminino fora de você. Você ainda precisa de um masculino ou um feminino para humilhar, para espezinhar, machucar, abandonar, rejeitar… E também para ser humilhado, rejeitado e espezinhado. É por isso eu dou tanta atenção para esse processo de purificação, porque essa é a base. Como podemos levantar um lindo edifício se não há uma boa fundação?
Eu vejo muitos construindo paredes sem alicerces: “vamos praticar tantra”, “vamos praticar o brahmacharya”. Mas, como isso é possível se o seu coração está cheio de ódio e existe desunião dentro de você? Como é possível praticar tantra ou brahmacharya se você condena o sexo oposto? É possível sim que o seu guru determine para você um período de brahmacharya, é possível que ele te prescreva um sadhana dessa maneira como um remédio para ajudar a conter o seu impulso destrutivo. Mas, isso é só uma estratégia de cura, pois em algum momento na sua jornada evolutiva, será necessário purificar o seu sistema.
Você vai ter que se libertar do ódio contra o sexo oposto; vai precisar se harmonizar com a mãe e o pai dentro de você para que experiencie a união perfeita entre o masculino e o feminino que acontece tanto fora como dentro. A partir daí essa energia começa a ser direcionada para Deus; a luxúria começa a se transformar em devoção.
Quando o casamento interno acontece e quando o masculino e o feminino se casam dentro, você deixa de buscar fora.
Como você tira os véus que encobrem o coração puro? O primeiro passo é identificando os véus, as capas. Se o assunto é relacionamento a dois, identifique dentro de você, o desejo de machucar o outro, o desejo de ser o dono do outro. Identifique a sua vontade de fazer do outro um escravo que satisfaz todas as suas exigências e expectativas. Identifique o seu desejo de tirar a liberdade do outro. Por outro lado, identifique a sua carência, o seu sentimento de impotência que faz você ser tão ciumento e possessivo e
que faz de você tão inseguro e tantas vezes tirano e cruel; que faz com que você fique mergulhado no ciclo vicioso do sadomasoquismo. Identifique esses aspectos e continue a autoinvestigação das imagens que deram origem a esses padrões de comportamento. Identifique as crenças errôneas que existem dentro de você que sustentam essas ações.
Permita-se entrar no porão dos sentimentos negados que dão sustentação para os comportamentos negativos. Tenha coragem de entrar em contato com eles. Tenha coragem de sentir esses sentimentos até que possa se libertar da dor e reconverter a energia distorcida e realmente se unir ao outro; permitindo que o feminino e o masculino se encontrem e haja mesmo uma manifestação da reciprocidade em que os dois corações estejam abertos; para que as duas correntes de aquiescência se encontrem e para que a energia sexual chegue ao coração. E quando chegar nesse ponto, você deve levar a energia para Deus, oferecendo-a como um puja e, devagarinho, você poderá alcançar a experiência da unidade dentro de si mesmo."
Sri Prem Baba
Sexualidade Plena - Luciane Lima

0 comentários:

Postar um comentário