quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Não existe "Deus" além da vida.

"Comumente, religião significa uma luta contra a vida, por Deus. Comumente, ela significa que Deus é a meta e a vida tem de ser negada e enfrentada. A vida tem de ser sacrificada e Deus tem de ser alcançado. Essa religião comum não é religião. Essa religião é só uma parte da mente comum, violenta e agressiva.
Não existe Deus além da vida; a vida é Deus. Se você negar a vida, estará negando Deus; se sacrificar a vida, estará sacrificando Deus.
Se a vida é Deus, então negar, renunciar, sacrificar é ir contra Deus.
Ser religioso é ser tão comum que se pode pensar que ele não é. Mas ser religioso é ser extraordinariamente comum na vida, se está fluindo com o todo. Ser religioso é não estar fora do fluxo.
Ser irreligioso é manter a própria mente num esforço de vencer, de conquistar, de chegar a algum lugar. Se você tem meta, perdeu o hoje, se está pensando no amanhã, já perdeu a religião. A religião não tem amanhã. Tudo o que é, é agora. Tudo o que vive, vive agora. Agora é o único tempo, única eternidade.
Existem duas possibilidades. Você pode lutar contra a vida, você pode ter as suas metas conta a vida - e todas as metas são pessoais, são particulares. Você está tentando impor um padrão à vida. Está tentando forçar a vida a seguir a sua vontade, e você é apenas uma partícula, infinitesimal, tão pequena, e tentando arrastar o universo inteiro consigo. É claro que você acabará sendo derrotado. Você acabará perdendo a graça, se tornando uma pessoa dura.
Lutar produz dureza. Só pensar em lutar, uma sutil dureza toma conta de você. Só de pensar em resistir, uma crosta se ergue ao seu redor, e te envolve como um casulo, e acaba te transformando numa ilha, isolado da terra.
Você precisa permanecer unido ao continente de vida, ser parte dele, estar enraizado nele. Quando enraizado na vida, você é maleável, porque não está com medo. O medo cria a dureza. O medo cria a ideia de se proteger.
A vida é como um rio, um fluxo, uma sucessão contínua, sem começo sem fim. Ela não vai a parte alguma, ela está sempre vindo daqui para aqui. O único momento para a vida é agora, e o único lugar é aqui. Não há esforço a fazer, nem nada a vencer. Não existe, metas, nem nenhum esforço é necessário. Apenas a vida existe, só, plena, bela e majestosa acontecendo bem agora, bem aqui."


~Osho.

0 comentários:

Postar um comentário