sábado, 18 de abril de 2015

TRANSIÇÃO - A EMERGÊNCIA da URGÊNCIA



TRANSIÇÃO - A EMERGÊNCIA da URGÊNCIA 

Estamos no final do estágio inicial da macro transição global, o processo de reconfiguração do Sistema Operacional Planetário. Agora começa uma fase mais intensa, acelerada e profunda onde: 1 - a necessidade de curar velhas feridas é uma premissa básica para todos os organismos - individuais, coletivos e globais. Sem se conectar, se cuidar, se harmonizar e se conhecer não vai dar para continuar e ser minimamente feliz.
2 - a pressão para abandonar padrões obsoletos de pensamento, sentimento e comportamento se intensifica causando stress em todo o sistema, o que pode gerar todo o tipo de doenças, medos, escapismos, loucuras e violência, especialmente para aqueles que insistirem em resistir à verdade.
3 - o chamado para mudar, transformar e evoluir fica mais latente, evidente, contundente e urgente e abre incríveis possibilidades para criar, curar e instalar novas formas de viver, ser e estar no planeta, especialmente para quem estiver sincronizado com o fluxo da evolução.
É o momento perfeito para o aprendizado exponencial e pede movimentos aparentemente paradoxais - um para dentro (auto-centramento) e outro para fora (rapidez em nossas ações). Não temos mais tempo para longos processos terapêuticos e reflexivos, embora a complexidade da situação peça exatamente isso, reflexão e cura, introspecção e ação, análise e síntese.
Daí emerge a possibilidade de inovação criativa dos nossos dias que nos abre o caminho para fazermos ambas ao mesmo tempo, ou seja, "simultaneizando" a realidade, atualizando o sistema em pleno vôo, construindo o caminho ao caminhar e vivendo num constante aqui e agora.
A complexidade absurda do mundo contemporâneo, com sua superficialidade crônica e sua urgência hiper-tecnológica, parece estar nos roubando o passado e o futuro e nos jogando no presente, no presente, no presente. Até parece que os Deuses, cansados de nos ensinar a meditar para estarmos no presente, montaram um circo onde o único jeito de sobrevivermos, advinha só, é vivermos integralmente no presente.
Claro, quem arriscaria compreender o que está acontecendo, quem consegue prever o futuro, quem poderia garantir que a solução vem do passado ?
Estamos todos irremediavelmente encapsulados na nave do presente, e é dele que teremos que absorver os conhecimentos, estratégias, ações e direções para continuar nossa jornada evolutiva. É à partir do presente que daremos o salto que transcende as dualidades, polaridades e paradoxos que limitam nossa percepção, nos prendem no chão da mesmice e travam nossa ação criativa e corajosa. É à partir do presente que encontraremos a compreensão para nossas pessoinhas perdidas e o significado de nossas vidinhas confusas. É à partir do presente que construiremos as novas bases, os novos softwares, os novos paradigmas que irão modelar o presente no amanhã e do depois do amanhã. O presente é o presente dos Deuses, é tudo o que temos, é tudo o que precisamos.

( Fabio Novo)



0 comentários:

Postar um comentário